Você está em: Notícias»CÂMARA OFERECE PALESTRA AOS ALUNOS DO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

CÂMARA OFERECE PALESTRA AOS ALUNOS DO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

Na noite desta última quarta-feira (05), a Câmara Municipal de Itaú de Minas recebeu o palestrante Rafael Flávio da Silveira, Ex-coordenador da Escola do Legislativo da cidade de São Sebastião do Paraíso. Na ocasião, o senhor Rafael, que é um dos principais responsáveis pela propagação do Parlamento Jovem de Minas nas cidades da região, inclusive em Itaú de Minas, ministrou oficina para cerca de 20 alunos e ouvintes do PJ Itaú. O tema abordado durante a palestra foi “ Oratória e Construção de Propostas no Contexto do Parlamento Jovem”. Em 2019, o Parlamento Jovem de Minas está em sua 16ª edição, estando presente em 94 municípios mineiros. Vale lembrar que o PJ Minas é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio e que lhes oferece a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. Nesta edição, os Jovens Parlamentares estão debatendo o tema “Discriminação Étnico-Racial”. E a partir dessas experiências eles deverão elaborar uma série de propostas que, após serem deliberadas e priorizadas em três plenárias (uma municipal, uma regional e uma estadual), comporão um documento que será entregue às Câmaras Municipais e à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Os principais objetivos do PJ Minas são: - Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento. - Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal. - Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões. - Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade. O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com a PUC Minas e com diversas Câmaras Municipais Mineiras.