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VEREADOR ROBERTO VIEIRA SE REÚNE COM MEMBROS DA COPASA PARA COBRAR DIREITOS DO CONSUMIDOR

VEREADOR ROBERTO VIEIRA SE REÚNE COM MEMBROS DA COPASA PARA COBRAR DIREITOS DO CONSUMIDOR
Na última sexta-feira (02/03) o Vereador Roberto Gonçalves Vieira, o Setor Jurídico da Câmara e Procon se reuniram com representantes da COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais - para discutir os direitos do consumidor e informações sobre o processo de suspensão do fornecimento de água. Foi apresentando que existem duas formas de vazamento de água: os visíveis que são aqueles da torneira pingando ou escape na válvula do vaso sanitário, e os ocultos, que são aqueles nos encanamentos, mas que não são perceptíveis sem uma verificação mais atenta. Cybele Guidi, Analista de Saneamento e Supervisão Administrativa alerta para que os consumidores fiquem atentos a esses vazamentos, “uma torneira que está gotejando pode ser responsável pela fatura vir muito alta. Além disso, estamos passando uma grave crise hídrica e precisamos ter mais consciência no desperdício”. O procedimento da Companhia, quando verificado uso atípico da água, é comunicar ao proprietário do imóvel para alertá-lo que pode estar contendo vazamentos, uma vez que a responsabilidade do encanamento no imóvel é do consumidor. “Quando é verificado consumo atípico da água é feito uma ordem de serviço de verificação em campo para analisar o que pode estar acontecendo” explicou Salvador Soares da Silva Filho, Agente de Saneamento do Distrito Regional de São Sebastião do Paraíso. O Coordenador do Procon Dr. Fábio Figueiredo, apresentou os direitos do consumidor e informou aos representantes da COPASA as necessidades de mudança do procedimento, “é preciso aumentar a comunicação e a informação ao consumidor, uma vez que o aviso de corte não é claro, necessário, também, humanizar o processo do corte de água levando em conta critérios de Justiça que muitas vezes é ignorado pela empresa”. O Vereador Roberto Vieira, cobrou que seja cumprida a resolução da ARSAE - Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – que permite as companhias de água e esgoto oferecer desconto de até 50% na fatura, em caso de vazamento apresentando comprovante de reparo do problema. Questionou o processo de supressão do fornecimento de água e solicitou mais atenção e respeito ao consumidor. Foi apresentado, que a COPASA retirou do procedimento a suspensão por lacre, pois a empresa estava tendo um número muito alto de violação, entretanto aumentou os prazos para realizar a suspensão do fornecimento de água que é feito por tamponamento direto no registro, ou caso não seja permitido pelo proprietário ou não seja encontrado um responsável no imóvel, é feito a supressão na rua quebrando a calçada. Os representantes da COPASA se comprometerem a levar as indicações apresentadas pelo Procon e pelo Vereador Roberto à diretoria da Companhia em Belo Horizonte e a traçar um plano de ações. O vereador Roberto alerta sobre a importância de acompanhar o consumo de água, conferir o registro com as faturas e aumentos excessivos do fornecimento de água, além da necessidade de estar atento às faturas e ler as informações que contém, uma vez que é o principal meio de comunicação da COPASA.


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