Você está em: Notícias»CÂMARA MUNICIPAL REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE VISA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA, EMPREGO E RENDA

Nessa quinta-feira (08), aconteceu na Câmara Municipal uma Audiência Pública para tratar de assuntos relacionados à geração de empregos em Itaú de Minas. O precursor da ideia, vereador Donizetti Amorim, disse que o objetivo é criar uma alternativa para que nossa cidade concretize uma independência financeira, por meio de uma atividade econômica que utilize o espaço em que eucalipto está plantando para o cultivo de mel e a produção da pimenta cumari. Estiveram presentes no evento os prováveis parceiros que são: EMATER, SEBRAE, Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Passos - UEMG, Votorantim Cimentos, Associação Comercial – ACEEIM. Além do apoio do Executivo, representado pelo Vice-Prefeito, Otacílio Teixeira Neto, compareceram ao evento os vereadores, Antonio Nunes, Denis Donizetti Magalhães, Oberdan Faria e Roberto Vieira. Também as autoridades, Irmã Fabíola, Icléia Paiva, Presidente do Centro Habilitação Menores – CHAME, entre outros. Dentre os convidados, o apicultor e ex-tesoureiro da Associação de Apicultores, o Sr. Pedro Evangelista e o Sr. José Mauro de Sousa que, além de apicultor, meliponicultor, biólogo e sociólogo, é palestrante e ressaltou a importância da qualificação e treinamento daqueles que querem trabalhar com apicultura. Além de explicar sobre as espécies de abelhas e a relevância das mesmas para a manutenção do ecossistema. O Coordenador da UEMG, Evandro Freire disse que gostou da iniciativa do vereador Donizetti Amorim, em buscar uma alternativa de emprego e renda para o cidadão da municipalidade e que a Universidade está à disposição e poderá oferecer o suporte técnico necessário que o empreendimento necessita. Fabiana Rodrigues Rocha, analista técnica do SEBRAE parabenizou a ideia e que é mesmo preciso diversificar a economia do município para não só depender da maior empresa local que é a Votorantim Cimentos. E o SEBRAE apoia e desenvolve parcerias que tem por objetivo, agregar valor ao produto e dar condição para que o mesmo tenha acesso ao mercado. Um dos colaboradores do projeto, juntamente com o vereador Donizetti Amorim, o contador da Casa, Luciano João Avelar, reforçou sobre a necessidade em se criar uma identidade econômica para Itaú de Minas, que é aquela atividade que não depende só de um e sim, da comunidade. É aquilo que perpetua e nessa audiência isso está sendo proposto, que os interessados abracem a ideia que é o caminho para a independência financeira. Por fim, o Sr. José Rubens Nunes de Carvalho, representante da Fazenda São Miguel da Votorantim Cimentos, explicou que os procedimentos precisam ser seguidos para se formar uma parceria com a empresa e para isso, o projeto precisa ser detalhado e estruturado. Além de que, a Votorantim deseja que a sociedade ao seu redor seja independente, prega pelo empoderamento da mesma. O vereador Donizetti Amorim, agradeceu a todos e espera que a ideia possa ser concretizada tão logo, pois os beneficiados serão os cidadãos e entidades, já que as parecerias aqui comprometidas tem tudo para dar certo.