Você está em: Notícias»VEREADOR DONIZETTI AMORIM APRESENTA PROJETO QUE TRATA DA DIVULGAÇÃO DOS EDITAIS DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Na Sessão Plenária, realizada nessa terça-feira(09), o vereador Donizetti Amorim, apresentou ao egrégio Plenário, o Projeto de Lei nº 18/17 que DISPÕE SOBRE A DIVULGAÇÃO, PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, DOS EDITAIS DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REFERENTES AOS PROJETOS QUE TRATAM DO PLANO PLURIANUAL, DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL. A falta de informação e divulgação a respeito de como e quando o cidadão itauense pode participar do processo de discussão orçamentária de nosso Município é claramente percebida diante do baixo índice de participação do mesmo no processo decisório em questão. Além disso, a mera publicação dos editais de convocação das audiências públicas em quadro de avisos não alcança o cidadão comum na prática, se mostrando insuficiente para a divulgação de atos de tal relevância. Em um Estado Democrático de Direito a participação do maior número possível de cidadãos no processo orçamentário é essencial e deve ser incentivada. Por fim, o vereador cita que não pode o Município do Itaú de Minas deixar de acompanhar o processo de aumento do acesso dos cidadãos às informações relativas à Administração iniciado a partir da Lei de Acesso à Informação, sancionada pelo Governo Federal, que regulamentou preceitos previstos pela Constituição da República Federativa do Brasil. Pediu que a Casa de Leis analise e aprove o projeto, transformando-o em norma que protege o interesse público itauense.