Você está em: Câmara»História da Câmara

História da Câmara

A História da Câmara Municipal de Itaú de Minas começa no dia 1º de Janeiro de 1989 com a posse dos onze vereadores: Paulo Roberto de Oliveira, Deusdete Nazaré de Oliveira, Adalberto de Oliveira, Amilton Xavier de Matos, Antônio Augusto de Souza, Antônio Chaves de Oliveira, José Daniel de Souza, José Francisco Alves, Antônio Nelson Corrêa, Rêmulo Dominiquini e Nélio dos Reis Amorim que foi o primeiro Presidente da Mesa Diretora. Uma vez empossados deram posse ao primeiro prefeito eleito Alberto Kirchner de Andrade e ao vice-prefeito Benedito Salviano de Paula em Sessão Solene realizada no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.

A Câmara Municipal de Itaú de Minas funcionou provisoriamente em uma sala cedida pelo então prefeito Alberto Kirchner de Andrade no prédio situado na Rua João Kirchner nº381, atual Secretaria Municipal de Educação.

O projeto de construção da nova e moderna sede da Câmara pertence ao Engenheiro Paulo Rubens Janini executado pela construtora D´Ávila Reis vindo a ser inaugurada no dia 13 de Maio de 1991, a Praça Dom Hugo Bressane, 366 (atual Praça Monsenhor Ernesto). A solenidade contou com várias autoridades Municipais e Estaduais, Imprensa Local e Regional.

A Primeira Lei Municipal aprovada pelo Legislativo foi a de nº. 001 de 20 de Janeiro de 1989, que “Dispõe sobre a Legislação que vigorará no Município de Itaú de Minas”.

Outro fato marcante da Primeira Legislatura foi a Primeira Constituinte – Lei Orgânica Municipal instalada em 16 de Outubro de 1989, na Gestão do Presidente Nélio dos Reis Amorim e finalizada em 15 de Maio de 1990. Em 02 de Outubro de 1991 também foi publicada a Resolução nº72/91 que “Instituiu o Regimento Interno da Câmara Municipal de Itaú de Minas.”.

Em 2006, a Lei Orgânica e o Regimento Interno foram revisados e publicados na Gestão do Presidente Oberdan Faria.

Em 2011, o então Presidente vereador Sandro Médice Oliveira, lançou o primeiro livro que conta sua história.

Hoje, sob a Presidência Juliana Mattar, a Câmara Municipal conta com um corpo de servidores capacitados, sistema de Gestão Legislativa informatizado, Website, Procon, Sala de Internet Gratuita e toda estrutura necessária para atender as necessidades dos vereadores, consequentemente os anseios do povo.